Quando se compra um equipamento ou veículo a intenção é que a sua vida útil seja longa e que eles funcionem perfeitamente durante todo esse período. Mas, para que isso aconteça, é preciso que a manutenção também seja perfeita, e quando se fala em manutenção, poucos cuidados são tão essenciais quanto a lubrificação.
Um estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), determinou que a degradação e desgaste das superfícies das peças são responsáveis por 70 % das causas de paradas de equipamentos.
Embora a pesquisa tenha estudado somente equipamentos industriais, o mesmo se aplica a maquinários móveis e veiculares, já que além de causar desgaste nas peças, a falta de lubrificação também influencia na temperatura de praticamente todos os tipos de motores.
O que são lubrificantes
Lubrificantes são substâncias colocadas entre duas superfícies, formando uma película protetora que irá reduzir a fricção ou atrito entre elas enquanto se movimentam. Essa movimentação gera energia que logo se converte em calor. Esse atrito pode gerar desgastes às peças, enquanto que o calor tem como consequência uma alta tensão de temperatura e juntos, esses dois fatores fatalmente irão comprometer o bom funcionamento do equipamento.
Dessa forma, o papel do lubrificante é evitar que isso aconteça, fazendo com que o contato entre os componentes em movimento seja suave, e o desgaste e calor gerados seja mínimo.
Os lubrificantes podem ser líquidos, gasosos, semi-sólidos ou sólidos, mas os mais utilizados normalmente são os óleos e graxas.
Principais funções dos lubrificantes:
- Reduzir o atrito e desgaste das peças;
- Diminuir o calor gerado pela movimentação das peças;
- Atuar como agente de resfriamento nos motores;
- Proteger contra a corrosão;
- Fazer a limpeza das superfícies e evitar a entrada de impurezas;
Principais propriedades dos lubrificantes e como escolher
Ao longo do tempo as máquinas e os veículos evoluíram e mudaram drasticamente seu funcionamento e, para acompanhar essas mudanças, os lubrificantes também sofreram diversas alterações tecnológicas bastante consistentes.
Para uma correta lubrificação, além de utilizar os equipamentos adequados é preciso escolher o tipo ideal de lubrificante levando em conta suas principais propriedades: aderência, viscosidade, ausência de ácidos, pureza química e mecânica, resistência ao tempo e pontos de inflamação e congelamento.
Já os equipamentos específicos para lubrificação, estão disponíveis no Brasil desde os anos 50 e hoje podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas como a Petro Líder.
É importante lembrar que o uso dos equipamentos corretos para lubrificação são indispensáveis não só para que a lubrificação seja bem feita, mas também porque amenizam o risco de contaminação dessas substâncias.
Não corra riscos, cuide da lubrificação dos seus equipamentos e veículos, reduza os seus custos de manutenção e aumente sua produtividade.